No âmbito da melhoria contínua e constante adequação à evolução do setor, estabelecemos planos estratégicos com fornecedores, clientes, centros de investigação, organizações e universidades, para promover maior possibilidade de aprendizagem e crescimento da empresa. De forma mais próxima, a FORteams dispõe de uma rede colaborativa estreita, forte e coesa, que constitui um suporte essencial à investigação e inovação e assegura a correta implementação da estratégia de sustentabilidade na empresa.

global compact

Centrada em três eixos estratégicos, planeta – pessoas – propósito, o Global Compact é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e tem como visão a criação de um movimento global de empresas sustentáveis e partes interessadas para promover uma sociedade mais justa, próspera e equilibrada. A 19 de Maio de 2021, a FORteams LAB aderiu ao Global Compact tendo em vista o comprometimento com as nações unidas para o cumprimento dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), definidos na agenda 2030.

cluster têxtil

O Cluster Têxtil agrega cerca de 70 membros (empresas, centros de investigação) e tem atualmente implementados 5 Grupos de Interesse Especial (SIG), nomeadamente SIG Sustainable Bio circular, SIG Performance, SIG Digitalization, SIG Skills e SIG Design & Product Development. Estes grupos constituem um instrumento participado de intelligence, de formulação de apostas coletivas e de monitorização de ações onde as entidades estabelecem relações win-win, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade. Em março de 2021, a FORteams juntou-se a estas empresas de futuro que estão na linha da frente da investigação e inovação têxtil.

CITEVE

Instituição de referência nacional e europeia para a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico, tem como missão o apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas e tecnológicas das indústrias têxtil e do vestuário, através do fomento e da difusão da inovação, da promoção da melhoria da qualidade e do suporte instrumental à definição de políticas industriais para o sector. A FORteams LAB e o CITEVE estabelecem relações de proximidade há praticamente 20 anos em formação de pessoas e certificação de processos. No presente, os caminhos fortaleceram-se com o estabelecimento de parcerias no âmbito da economia circular, certificação ISO14001 e neutralidade carbónica.

FASHION CATALYST​

Alinhado com a estratégia de transformação interna, em janeiro de 2021, foram contratados os serviços da Fashion Catalyst, com o objetivo de enquadrar a empresa, quer em termos de produto, quer em termos de processos, num contexto de sustentabilidade têxtil, tendo em vista a sua inclusão como conceito endémico à gestão corrente da empresa e à tomada de decisão. A parceria contou com três fases e decorreu até Julho, sendo que a Ana Costa e a Kaleigh Nunes são agora agentes e conselheiras estratégicas da empresa.

UNIVERSIDADE DO MINHO

Fundada no ano de 1973, a Universidade do Minho é reconhecida pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições.
A universidade do Minho, situada no distrito de Braga, é um parceiro de peso na estratégia da FORteams LAB. Tendo já vários elementos que cursaram na UM, a FORteams LAB olha para esta instituição de ensino como uma ponte para captação de talento jovem qualificado.

modatex

Com o intuito de aumentar a verticalidade, trazendo o modelismo para dentro da empresa, a FORteams LAB realizou um protocolo com a escola profissional Modatex, possibilitando a oportunidade de estágio a jovens modelistas.

CENATEX

A parceria com a escola profissional Cenatex será baseada num clima de benefício mútuo. A empresa irá ajudar a preparar o futuro dos alunos, dando a primeira experiência no mercado laboral a alunos finalistas no curso de Técnico de Design de Moda.
Com esta parceria a FORteams LAB prevê poder beneficiar com as ideias dos alunos, mantendo assim em constante movimento o fluxo de criatividade.

FIBRENAMICS

Alicerçado na Universidade do Minho, surge em 2011 a Fibernamics, um instituto ligado á inovação de materiais fibrosos e compósitos.
A Fibernamics é um parceiro vital na orientação de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, aliando o know-how com a ousadia de procurar sempre melhores soluções.

CENTI

Situado no norte de Portugal, o CeNTI é um centro de I&DT que desenvolve atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico, Inovação e engenharia nos domínios dos materiais e sistemas inteligentes e funcionais.
No plano prático, o CeNTI ajuda a FORteams LAB na criação e desenvolvimento de materiais e tecnologias únicos e sustentáveis para serem usados na produção. 

FOCOR

Fundada em 1962, a empresa portuense FOCOR é especializada na comercialização de produtos químicos.
A FORteams LAB tem procurado nos últimos anos dar resposta às necessidades de todo o tipo de desportos, conferindo especialização técnica às suas malhas.
É neste sentido que a FOCOR atua como parceiro da FORteams LAB, através de acabamentos químicos que potenciam novas propriedades e características mais adequadas à funcionalidade que pretendemos que o artigo desempenhe.”

HEIQ

Com sede em Zurique, Suíça, a HeiQ é um centro tecnológico que presta serviços de tratamento de produtos ao nível químico.
Com a pandemia, as questões de saúde e conforto trouxeram mais exigências no desenvolvimento de artigos desportivos na FORteams LAB.
Sendo uma empresa internacional, tem uma proximidade direta às necessidades dos nossos clientes principais uma vez que exportamos praticamente 90% daquilo que produzimos, portanto, esta parceria permite dar soluções em tempo real aos desafios técnicos dos nossos clientes